quinta-feira, 5 de julho de 2018

À minha amiga Cristiane Roncaglio:


No dia de hoje, eu preciso falar de você, pessoa singular que entrou em minha vida lá pelo final dos anos 90, quando te conheci na Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

O começo não foi fácil, confesso: ambas tínhamos gênios fortes, tínhamos muitas diferenças e muitas semelhanças ao mesmo tempo, o que nos rendeu uma série de desentendimentos. Mas, como bem sabemos, começos sempre são difíceis...

Com o passar do tempo, pude constatar e ver a pessoa incrível e generosa que você era e tive o privilégio de poder conviver de perto contigo por algum tempo, no ano de 2006, quando me acolheu com todo carinho quando apareci "de mala e cuia" em Berlim (Alemanha). Você me recebeu em sua casa, como talvez nem alguns parentes fariam, e me tratou como uma irmã, me dando todo o suporte necessário para que eu me sentisse o melhor possível naquele país tão diferente do meu.

Sabe, Cris, nem em mil anos poderei agradecer pelo que fez por mim. Fiz questão de te dizer isso milhares de vezes, mas parece que diante do tamanho de sua generosidade, nenhuma palavra jamais seria o suficiente para expressar toda a minha gratidão e admiração pelo ser humano que você foi.

Lembro-me, amiga, que na época da Belas Artes, uma preocupação te assolava, e você, com teus vivos olhos côr de mel, me olhava alarmada e dizia: - Amiga, eu quero um dia ser uma cantora de verdade! Quero conseguir algum lugar ao Sol, quero ser respeitada, e vou lutar muito até conseguir! - E eu te tranquilizava, dizendo que "com a garra que possuía, eu tinha certeza de que você conseguiria."

Taí, amiga. Você conseguiu! Você foi uma grande cantora, fez uma linda carreira, cantou e encantou em importantíssimas salas de espetáculos deste mundão que você escolheu como casa. Nós, seus amigos e sua família certamente nos orgulharemos para sempre, imensamente de você, e da grande cantora que você se tornou.

Vai em paz, amiga, pois você conseguiu: além de deixar um imenso legado artístico, você nos deixou um imenso exemplo de humanidade, generosidade e amor. Você estará sempre brilhando em nossos corações, e agora, junto às estrelas, acolhida pelo grande pai. Amo você. Meu mais profundo abraço à família, ao Roman Trekel, seu esposo, e à pequena Johanna, sua filhinha.

E termino aqui dizendo estas palavras para você, em alemão, língua que sei que amava muito:

Ich werd' dich für immer vermissen, Liebe Cristiane...



Fotos, em sentido horário:

Foto 1: Ópera Flauta Mágica (Mozart), nossa primeira ópera juntas.

Foto 2: Franco (pianista), eu e Cristiane, após uma Oficina de Música em Foz do Iguaçu.

Foto 3: Ópera L'Italiana In Algeri, de Rossini (Eu de Isabella, e Cristiane, de Zulma).

Foto 4 : Meu aniversário, em casa. Cristiane, Luciana, eu e Deborah.

2 comentários:

C. disse...

Que homenagem mais linda amada Ariadne!!! Chorei ao ler e ver as imagens, senti todo teu amor e gratidão e eu sinto que de alguma maneira a Cris recebeu essa tua mensagem de amor e gratidão! Mais forte que a morte só o amor! Tu eh a melhor amiga que alguém pode ter, e ela sabia que podia contar contigo sempre, assim como eu sei também. ❤️

marsara disse...

A Cris era um ser humano incrível mesmo. Uma personalidade forte mas um coração que refletia de longe e pra todos quem era ela. Que Deus a tenha em seus braços de Pai que Ele e.